quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cerveja já era produzida na idade do ferro. Acreditem se quiser...

Boa tarde, gente!

Navegando pela internet encontrei uma reportagem interessante sobre a produção de cerveja desde os idos da humanidade. Segundo o que consta na reportagem, confira aqui, pesquisadores encontraram evidências da produção de cerveja no período em que ocorreu a metalurgia do ferro, por volta de 500 anos antes de Cristo.

A descoberta publicada na edição online da revista Human Ecology, foi realizada de acordo com a utilização de amostras  retiradas de sedimentos do chão de uma residência, próximo a uma lareira e um forno, de um recipiente de cerâmica e de um fosso. Após a pesquisa, as amostras apresentavam restos de plantas carbonizadas com predominância de cevada os grãos.


Segundo a reportagem, as evidências apontam que a produção de cerveja na época era uma atividade doméstica, o que nos induz a pensar que poderia ser uma atividade resultante de uma tradição local. O contato com outras colônias colaborava para esse contexto, no qual além da produção de cerveja, havia a produção de outras bebidas, como por exemplo o vinho que outrora já fora evidenciada a produção na época.

O post sobre cerveja para cachorros, no qual foi mencionado que existem requisitos para definição e composição da nossa querida cerveja, nos faz refletir sobre as diferentes e muitas cervejas que existem por aí. Há uma estimativa de que existem mais de 20 mil tipos de cerveja no mundo. Embora muitos países tenham leis que regulamentem a produção de cerveja, inclusive estabelecendo esses requisítos de definição e composição, há particularidades para produção, inclusive no que tange às cervejas artesanais

As cervejas produzidas na idade do ferro também possuíam suas particularidades,  conforme ainda a notícia divulgada, os grãos eram encharcados em recipientes, espalhados e revirados durante a germinação em uma superfície plana. Eles então eram levados ao forno para secar para parar o processo de germinação, depois disto os grãos maltados eram moídos. A lareira e os contêineres encontrados serviriam para a fermentação e estocagem. Provalmente,  a produção de cerveja da época não era objeto de regulamentações legais, no entanto, comercializadas ou não, advindas ou não de padronizações para produção, possuíam a mesma finalidade que tem hoje, que é a de proporcionar a todos momentos de happy hour, euforia, divertimento, comemoração e etc.! A nossa apreciada cerveja, desde a antiguidade, vem colaborando para o entretenimento social.

Ps.: Beba com moderação e se dirigir, não beba. Ou se beber, não dirija.  

Por Jullyana Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário