segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cerveja Artesanal

Aproveitando a deixa desse post aqui, no qual as cervejas caseiras são mencionadas, tentaremos explicar brevemente sobre a sua definição.

As cervejas caseiras são aquelas produzidas de modo artesanal. Vários lugares, mesmo utilizando tecnologias modernas, são considerados como cervejarias artesanais, já que agregam determinado cuidado na produção. Essas cervejarias artesanais utilizam para produção, desde os ingredientes básicos de qualquer cerveja, até a receita de preparo, chegando aos conservantes finais que devem ser naturais e não industrializados.




Algumas cervejarias artesanais são literalmente artesanais, pois utilizam equipamentos mais simples, não possuindo engarrafadoras, guardando as produções com garrafas de cerveja comum e rolhas.

As cervejas artesanais são, em geral, mais bem cuidadas, com produções mais restritas e que possui resultados finais mais peculiares.

No Brasil existe um Encontro Nacional de Cervejas Artesanais, cujo objetivo é o de criar um ambiente de troca de experiências e discussões entre os cervejeiros caseiros de todo o Brasil. Neste ano, o encontro teve a sua VI edição e aconteceu Aconteceu em Florianópolis (SC), promovido pela ACervA Catarinense, associação de cervejeiros caseiros do estado.

O site cervejaartesanal.com disponibiliza informações mais precisas sobre o que caracteriza as cervejas artesanais, inclusive oferece cursos de especialização para a formação de profissionais cervejeiros caseiros. Fica aí a dica pra que se interessar!

Fonte:

Por: Jullyana Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário