quarta-feira, 6 de julho de 2011

Festivais!

Bom, pra quem acha que as cervejas servem apenas como coadjuvantes em festas, pode ter certeza, que está muito enganado. Existem muitos festivais onde a cerveja é o centro das atenções, nos quais existem feiras de produtos e variadas opções de diversão ligadas, obviamente, à cerveja. 

A Oktoberfest é um exemplo tradicional desses festivais dedicados ao consumo de cerveja e espetáculos relacionados com esta última. Originalmente celebrada em Munique, no estado da Baviera, no sul da Alemanha, ela é disseminada por vários lugares do mundo. Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro - daí o nome Oktoberfest (Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival). No Brasil o festival começou a ser realizado em 1976 em Itapiranga/SC, e hoje é realizado em Blumenau/SC, Santa Cruz do Sul/RS, Igrejinha/RS, Marechal Cândido Rondon/PR, Ponta Grossa/PR entre outras cidades. 




A Oktoberfest de Blumenau atrai turistas do Brasil e do exterior, especialmente da Alemanha, mas também de países vizinhos da América do Sul e da América do Norte, sendo considerada a segunda maior festa alemã do mundo - atrás apenas da Oktoberfest original, em Munique. Segundo o site oficial do evento, em 2009 a Oktoberfest de Blumenau, atraiu 731.934 visitantes que consumiram pouco mais de 450 mil litros de chope e 19.821 garrafas de cervejas importadas.

A Alemanha possui a entitulação de país das cervejas graças às mais de 1200 cervejarias ativas na produção de mais de 5 mil marcas. Contando as bebidas não-alcoólicas, a cerveja é a terceira mais consumida. Assim, além da tradicional Oktoberfest, existem outros muitos festivais que se destacam também pelo consumo da cerveja. Um site alemão elaborou um ranking sobre os melhores festivais de cerveja do país:

Em 1º lugar, encontra-se o Annafest Forchheim, realizado entre Julho e Agosto. Apesar de não possuir barracas, é considerado por muitos como um dos festivais mais belos, principalmente, por existirem mais de 20 jardins de cerveja.



Em 2º lugar, está o Kulmbacher Beerfest, realizado entre Julho e Agosto. O festival acontece em Kulmbach e não possui uma multidão adepta em relação aos demais festivais, porém, você encontra cervejas de ótima qualidade. 



Em 3º lugar, encontra-se o Hamburger Dom, realizado entre entre as estações do ano, menos do outono para inverno. O festival abriga três feiras ao longo do ano: primavera, verão e inverno. É o maior no Norte da Alemanha com os números combinados de nove milhões de visitantes nas três feiras.





Em 4º lugar, está o Oktoberfest realizado entre Setembro e Outubro, como já explicado acima, é o festival mais tradicional da Alemanha e mundialmente conhecido.







Em 5º lugar, está o Barthelmarkt, realizado em Agosto.  O nome do festival, significa literalmente Mercado Bartolomeu e foi mencionado pela primeira vez em 1354.







Em 6º lugar, encontra-se o Berlin Beer Festival, realizado em Agosto. O festival acontece em um fim de semana, a cidade mais diversificada da Europa possui o maior jardim da cerveja do mundo, entre Straus Platz e Frankfurt. Este festival reúne em média 1 milhão de visitantes.







Em 7º lugar, está o Starkbierzeit, realizado Março. No festival há a celebração das cervejas fortes, organizadan pela Paulaner.









Em 8º lugar, encontra-se o Canstatter Wasen, realizado entre Setembro e Outubro. O festival é uma tradição do ano de 1818 para comemorar a abertura da Universidade de Hohenheim. Hoje é o segundo maior festival de cerveja da Alemanha, sendo uma grande festa, assim como a Oktoberfest.








Fazendo esse post me deu uma vontade enorme de visitar a Alemanha, pois além das outras muitas opções de diversão que existem por lá, como vimos acima,  lá tem festa de consumo de cerveja o ano inteiro! Não é pra qualquer país, não é mesmo? Fica aí a dica pra quem pretende visitar o país...

Fontes:

Por: Jullyana Borges



Nenhum comentário:

Postar um comentário