sexta-feira, 3 de junho de 2011

HISTÓRIA SEM FIM...


Para continuar o História Sem Fim, o grupo skinfiless sugeriu ao nosso grupo uma proposta de análise diplomática e tipológica de um questionário voltado para uma pesquisa de opinião sobre a construção do Setor Noroeste. Além disso, o grupo também propôs reflexões relacionadas com outros aspectos arquivísticos e administrativos ligados ao documento em questão.

Sendo assim, segue a nossa proposta:




ANÁLISE DIPLOMÁTICA E TIPOLÓGICA DO DOCUMENTO



1. Especificação do Documento
1.1 Denominação do Documento: Formulário de pesquisa de opinião;
1.2 Denominação da Espécie: Formulário;
1.3 Data Tópica: Brasília;
1.4 Data Cronológica: Não informada.

2. Caracteres Externos
2.1 Gênero: Textual;
2.2 Suporte: Papel;
2.3 Formato: 2 folhas A4 Avulsas;
2.4 Forma: Original múltipla;
2.5 Língua: Português;
2.6 Signos Especiais: Não possui.

3. Caracteres Internos
3.1 Emissor/Produtor Arquivístico: Universidade de Brasília;
3.2 Receptor: Comunidade universitária de Brasília;
3.3 Função Administrativa: Coletar dados para subsidio de pesquisa;
3.4 Funções Arquivística: Atestar a metodologia de pesquisa;
3.5 Descrição: Formulário iniciado com descrição dos detalhes de quem produziu a pesquisa e do público-alvo a que ela está destinada e com detalhes dos objetivos da pesquisa. Posteriormente, o formulário possui uma declaração de ciência por parte do entrevistado com respectiva assinatura deste último. Logo abaixo, existem campos para o preenchimento das informações pessoais/socioeconômicas. Em seguida, os campos para inserção de dados que devem ser respondidos para a conclusão da finalidade da pesquisa. Por fim, data do preenchimento e assinatura do entrevistado.


REFLEXÕES PROPOSTAS


  Discutir se caberia ao CEDOC custodiar o    formulário e os resultados da pesquisa.


Observação Importante: Devido à falta de clareza, por parte do desafio proposto, quanto ao emissor do documento Formulário de Pesquisa, avaliamos que pelas informações dadas é possível a interpretação de dois emissores do documento: a Universidade de Brasília, caso a pesquisa faça parte de um projeto acadêmico e ocorra dentro dos trâmites corretos da instituição; ou um grupo de particulares, composto por docentes e discentes, que resolvem elaborar uma pesquisa, fora do trâmite legal da UnB. Desse modo optamos por considerar que o emissor do documento foi a Universidade de Brasília, e executamos todas as nossas análises com base nessa decisão.


Quanto à necessidade de arquivamento de formulários de pesquisa, o Grupo Cerveja Diplomática entende que esse procedimento é dispensável, uma vez que tais documentos servirão de base para a produção de documentos de maior valor agregado, que contemplam as informações de todos os formulários de maneira sistêmica, como por exemplo, Relatórios e Quadros de Estatísticas. Podendo ser interessante, mas não obrigatório, o arquivamento de uma única via, em branco, desse formulário  para compor o trabalho final da pesquisa. 


Já quanto à competência do CEDOC de custodiar os resultados da pesquisa, juntamente com a via em branco do formulário, o nosso Grupo entende que o Centro de Documentação da UnB é o único com legitimidade e autoridade legal para fazê-lo dentro da Universidade. 


De acordo com o Ato da Reitoria nº. 345/86, de agosto de 1986, e com o Ato da Reitoria n.º 596/88, de 24 de outubro de 1988, “o CEDOC é um órgão de assessoramento da Administração Superior da Universidade de Brasília. Ele tem por finalidade recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos produzidos e acumulados pelas áreas meio e fim da Fundação Universidade de Brasília - FUB, bem como aos bens culturais históricos, constituindo-se em instrumento de apoio à administração, à cultura, à história e ao desenvolvimento científico e tecnológico, de acordo com os interesses da Universidade”. 


Sendo assim, o Centro de Documentação Geográfica Milton Santos não deveria estar acumulando qualquer documentação arquivística que não fosse de caráter corrente, já que toda documentação intermediária e/ou permanente deve ser recolhida pelo CEDOC, e lá sim, compor fundos específicos, como um “Fundo Geografia”, por exemplo.

 
Discutir sobre a questão do uso das informações em pesquisas como a apresentada na história, como por exemplo, a legislação a respeito;       


Dentre as legislações encontradas, destacamos:


-Resolução nº 23 que dispõe sobre as pesquisas eleitorais;

-Código ESOMAR que normatiza sobre as exigências profissionais e éticas para a realização de pesquisas de opinião;
-Comissão de Estudo Especial de Pesquisa Social de Opinião e de Mercado (ABNT/CEE-151) que pretende estabelecer uma norma brasileira que defina termos e conceitos, padrões de ações e de processos que possam garantir a qualidade dos serviços voltados à execução de pesquisas. 


Os profissionais que realizam pesquisas de opinião devem ser cuidadosos com as informações obtidas e a forma como estas serão publicadas. Esse tipo de pesquisa visa o enfoque de questões que despertam o interesse da sociedade, diferentemente de outras pesquisas de mercado que possuem objetivos distintos. Por ser amplamente discutido, esse tipo de pesquisa pode abordar resultados tendenciosos e provocativos. 


Assim, recomendações específicas para a publicação desse tipo de pesquisa visam controlar a qualidade das informações divulgadas, já que muitos pesquisadores tendem a restringir o acesso ao resultado real do que foi pesquisado.


Assim, os diversos países que utilizam a norma internacional estão colaborando com valores e opiniões técnicas às diretrizes da atividade de pesquisa em nível mundial. O Brasil com a criação de sua própria norma visa agregar as características da realidade brasileira à atividade, além disso, com o estabelecimento de diretrizes, qualquer instituto pode realizar sua certificação junto às entidades competentes, garantindo serviço de qualidade e prestígio perante o mercado ao qual atua. 


Discutir se já existiram casos em que informações obtidas com as pesquisas foram usadas para outra finalidade, diferente daquela definida a priori. Além disso, destacar quais informações fornecidas é objeto de sigilo e quais podem ser divulgadas.


Tendo em vista que as pesquisas constituem um procedimento de suma importância para investigar evidências observáveis, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes, esse tipo de análise pode mostrar-se como diferencial competitivo. Não obstante entidades se valem destas informações para atingir seus objetivos ou até mesmo manter sua reputação a qualquer custo. E decorrente disto, vemos de forma recorrente notícias com “suposições” de manipulação de dados ou até mesmo o silenciamento dos resultados de algumas pesquisas, já que podem mexer com situações que modifiquem realidades consolidadas que estejam relacionadas a questões tangíveis como finanças ou até mesmo intangíveis como a manutenção do poder/reputação. A exemplo disto segue aqui alguns links com possíveis casos:





Visando então a esclarecer a questão do sigilo, temos como sigilosos os dados pessoais dos entrevistados e como ostensivos os dados decorrentes dos questionamentos dos assunto abordado pela pesquisa.

  
CONTINUANDO A HISTÓRIA...


Após a manifestação realizada pelos professores e alunos da Universidade, todos resolveram comemorar o sucesso da transmissão das críticas em relação às obras do Noroeste. Como o manifesto contou com bastante apoio, os participantes decidiram ir para um bar para confraternizar o fato. Depois de muitas cervejas, os indivíduos em questão pediram a conta e constataram que o valor fornecido pelo garçom era exorbitante. Assim, mediante as revoltas dos que estavam sóbrios na mesa, o garçom foi obrigado a trazer de volta a comanda para que esta fosse conferida atentamente. Assim, segue a comanda do que foi consumido no bar pelos participantes do manifesto:





Proposta: O que o nosso grupo propõe ao grupo Arquivos da Night é a análise diplomática e tipológica da comanda citada acima, sendo produtor arquivístico o bar. A comanda deve ser analisada de maneira contextualizada com a dinâmica do estabelecimento comercial. Isso significa que a análise deve conter o que esse documento em questão gera, influência, auxilia, informa ao seu fundo documental. Além disso, gostaríamos que o grupo mencionasse dois outros documentos encontrados em um bar que podem ser considerados documentos arquivísticos. Em seguida, após identificar os documentos, vocês devem discutir sobre a importância destes últimos em manterem os atributos de autenticidade e veracidade.

É isso aí! Mãos a obra!

Obs.: O preenchimento da comanda é fictício.
FONTES

http://cedoc.unb.br/ acessado em: 29 de maio de2011



Postado por todo o grupo

Um comentário: