sexta-feira, 22 de abril de 2011

SAPO, QUEIJO, NADA?? HAM?!

A atividade obrigatória dessa semana consiste em analisar diplomaticamente um documento que foi fruto de um acontecimento cômico e polêmico entre uma atendente de telemarketing de uma empresa e um usuário de serviços telefônicos desta última. degustador-chefe para mais uma conversa na nossa querida mesa de bar!!
O fato, aplicado aos conhecimentos dessa disciplina, é capaz de gerar diversas discussões a respeito da autenticidade e da veracidade de informações em seus diversos contextos. Então, para filosofar sobre o assunto, resolvemos aproveitar a sugestão do nosso



Copiado do blog-mãe

-Que conclusões podemos tirar acerca da autenticidade e da veracidade do documento em questão?
Ruipérez, em seu texto sobre tipologias e séries documentais, salienta que um documento jurídico é aquele que é legalmente válido, destinado a ser prova jurídica. A diplomática garante a fé pública do documento, já que se destina a estudar a autenticidade deste último. Assim, após a análise diplomática do documento em questão, concluímos que o documento é autêntico, pois no que tange aos seus aspectos formais e a sua configuração interna o documento possui efeito de validade, garantindo a este legitimidade de imposição, já que é fruto de uma atividade jurídica, estando de acordo com o que define Ruipérez em seu texto.
Em relação à veracidade, as informações apresentadas são duvidosas, já que o endereçamento “Sapo Queijo Nada” é fictício. O ruído no canal de informação provavelmente foi fator determinante para este acontecimento, o que não impede que as informações registradas no interior da conta telefônica sejam verdadeiras.  

-Que outros elementos garantiram que o documento chegasse ao seu destino?

As demais informações contidas no endereço estão corretas, caso contrário o documento correria o risco de não ser entregue. O Código de Endereçamento Postal (CEP) é determinante para a busca de qualquer endereço e no caso desta conta telefônica, o CEP encontra-se registrado corretamente. Além disso, a familiaridade do responsável pela entrega para com os endereços de Brasília favoreceu para que o documento chegasse ao destino, pois em posse das informações referentes ao CEP, ficaria simples de se constatar que o endereçamento foi resultado de um equívoco.

- Quais as possíveis análises diplomática e tipológica do referido documento.

A análise diplomática a seguir foi retirada do modelo apresentado no livro "Diplomática e tipologia documental em arquivos" da Heloísa Liberalli Belollotto. Nosso intuito inicial era ter como base os direcionamentos do texto de Ruipérez e Díaz sobre passaportes, entretanto, a análise apresentada nos pareceu um pouco confusa, logo optamos por outro modelo.


Elementos externos:

-Espaço, volume que o documento ocupa: não é possível mensurar;
-Quantidade: 1 página;
-Suporte: Papel;
-Formato: Folha Avulsa;
-Forma: Original única;
-Gênero: textual;

Elementos internos:

-Proveniência: TIM celular S.A.;
-Funções: correspondência de fatura de cobrança;
-Conteúdo substantivo: cobrança pelos serviços de telefonia utilizados pelo usuário, com discriminação de remetente e destinatário;
-Data tópica: Brasília, DF;
-Data cronológica: não apresenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário