sexta-feira, 29 de abril de 2011

DESAFIO: Passaporte para a informação


O passaporte de Battisti seria falso por não ter sido emitido pelo órgão competente, apesar de cumprir os requisitos padronizados que o passaporte exige diplomaticamente, por exemplo: fotografia, assinaturas, timbres entre outros dispositivos externos e
 internos que o citado documento requer. Os dados que o passaporte continha (não visualizamos o documento apreendido), POSSIVELMENTE contém veracidade, pois são informações do próprio titular o que não quer dizer que o documento tenha valor jurídico já que não justifica a prova de quem pede que no caso é o Estado brasileiro. É possível reconhecer os sinais de autenticidade do passaporte de Battisti, pois o órgão emissor possui controle estipulados (código de barras, carimbo, timbre, inscrições com os símbolos nacionais etc) e o arquivista através do estudo e da contextualização e cruzamento de informações para se chegar a averiguar a autenticidade do documentos em questão.

Evolução do passaporte: 
De maneira resumida, segundo Juan Diaz e o Mariano Ruipérez. O documento que temos atualmente como passaporte, antes era utilizado para regulação de tráfico comercial e especialmente para cobrança financeira sob as mercadorias e que serviam como controle da entrada das mesma no território  e era conhecida por 'guias'. O documento também tinha como objetivo o controle do tráfego de pessoas. Os magistrados deveriam solicitar permissão ao rei com data determinada para se ausentar.

A partir do século XVIII (dezoito) o passaporte é utilizado de maneira ampliada e expedido por outros setores: exército, primeiramente, chefes políticos (como vimos no parágrafo anterior) devido a nova realidade política/social/ financeira instalada. O termo passaporte é utilizado no século XIX  e a fotografia começa a ser utilizada no passaporte no século XX (a fotografia é inventada em 1836) com estrutura tipológica próxima da que conhecemos atualmente.

A nossa dúvida é se o papel do passaporte em nossa sociedade é facilitar, controlar o ir e vir dos cidadãos e a segurança do mesmo e das nações ou é utilizado pelas nações para excluir os estrangeiros indesejados?

" A educação é o passaporte para o futuro..." Malcon X

Nenhum comentário:

Postar um comentário