sábado, 9 de abril de 2011

Sábado de Sol...

Como é do saber de todos ou quase todos que aqui frequenta, a disciplina: Diplomática e tipologia documental é ministrada pelo professor André que por sinal o acho um excelente pesquisador, professor, no sentido que dá uma aula de primeira,
 apesar desse blog está tentando ser o centro das atenções e deixar grande parte dos alunos tenso (não me excluo do grupo dos tenso). Todas às sextas dàs 19h às 22h30min temos essa digníssima aula e temo exercício para apresentar aqui no decorrer da semana (que por ser óbvio segue). 

Acontece que ontem tivemos um exercício super-bacana e complexo (pra mim), então fui ao buteco mais perto para exortar meu lado gestor informacional e percebi o quanto a análise diplomática e tipológica requer sensibilidade e base teórica, além do que o professor chama de ATITUDE. Minha atitude nesse momento é buscar sugar tudo de conhecimento dessa disciplina, mesmo indo pro buteco depois da aula. 

A diplomática tem como objeto de estudo a estrutura do documento. Essa estrutura, geralmente, é padronizada, tanto o formato (folha de papel A4 para memorando) como o discurso, a forma (original), nos evidenciando algo um pouco assustador: a diplomática estuda o documento padronizado e estático o que nos leva a crer que se quereres ser um bom falsificador, estude diplomática, apesar que o crime não compensa e alguns dos nossos representantes políticos não terem esse provérbio como mantra...
  • "O objeto da diplomática é a estrutura formal do documento. Este deve ter a mesma estrutura semântica de discurso, quando a sua finalidade é referente à mesma problemática jurídica e/ou administrativa." (BELOLOTTO, 2008).

Voltando ao buteco eu bebi uma cerveja (assunto animador desse blog, por um milagre divino fiquei bêbado), e vim pra casa dormi.

Continua...

Por: Israel Gomes

PS.:  "Eu não funciono bem pela manhã. Meu despertador poderia seguir o mesmo exemplo". Jô Soares

Referência Bibliográfica:
BELLOTTO, Heloísa. Diplomática e tipologia documental em arquivos. -2 ed.- Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 2008.

Um comentário:

  1. Gostei do post, rir bastante e "apreciei" os comentários referente a disciplina e ao professor. O grupo está de parabéns.

    ResponderExcluir