segunda-feira, 11 de abril de 2011

Que diabos é tipologia documental?!

Primeiramente, lamentamos pelo alagamento da nossa querida universidade-UnB, no dia 10.04.2011. Por esse motivo não pedirei pra descer a ''boa'', hoje, desce a MARVADA...!

  • "A tipologia documental é a ampliação da diplomática em direção  da gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções internas do documento, o estudo jurídico de suas partes e dos seus caracteres para atingir sua autenticidade, enquanto componente de conjuntos orgânicos, isto é, como integrante da mesma série documental, advinda da junção de documentos correspondentes à mesma atividade."(BELLOTTO, 2008, p.7)
A primeira vista pode parece simples a definição de senhora Bellotto, entretanto é muito fácil se nos dedicarmos bastante no que ela nos propõe... Que diabos é tipologia documental, mesmo? Como vimos no post "sábado de Sol..."http://cervejasemoderacao.blogspot.com/2011/04/sabado-de-sol.html a diplomática é o estudo do documento quanto à sua estrutura, forma, formato de produção entre outros detalhes pertinentes que provas sua legalidade jurídica, fiscal... O que quero tentar esclarecer aqui é que a tipologia documental é o estudo da diplomática do  documento, juntamente nas suas atividades. Exemplo: minha carteira de identidade, diplomaticamente analisando, é basicamente sua estrutura literal, suas marcas de autenticidade (que são características que obrigatoriamente toda carteira de identidade deve possuir no âmbito de prova) para que assim, a tipologia possa ser aplicada.

No caso do exemplo dado, teremos que analisar quem é o produtor, protetor (no caso eu né) desse documento e suas funções na minha vidinha boa por demais dá conta! E destinar (depois de uma longa análise das minhas rotinas e necessidades), no caso, minha carteira de identidade, à minha carteira   para que eu possa apresenta-la ao fiscal de sala quando fizer concurso, ao gerente do banco, ao garçom (já que tenho cara de adolescente que curte Restart e é claro que não posso fugir do tema proposto pelo blog) entre outras atividades... Sei que esse documento é clichê para se analisar tipológica ou até mesmo diplomanticamente, entretanto sua análise tipológica poderia ser antagônica da citada acima, se eu utilizasse, a carteira de motorista ou CNH, nas minhas atividades diárias. isto por que, geralmente quem utiliza esse documento "aposenta" o outro, pois a CNH possui informações a mais que a carteira de identidade. Uma delas é a autorização para se dirigir veículo motorizado...

Espero que a análise tipológica tenha ficado razoável e que pelo menos esse post tenha servido para problematizar o assunto. Aceitamos críticas, sugestões, contanto que não sejam telepáticas...

Por: Israel Gomes

Ps.: Eu AMO a Universidade de Brasília (mesmo alagada)! \o/

Referência Bibliográfica:


BELLOTTO, Heloísa. Diplomática e tipologia documental em arquivos. -2 ed.- Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 2008.




Um comentário:

  1. A Senhora Bellotto faz uma definição muito bacana (ao meu ver)de tipologia documental, pois consagra o que ela define como "gênese documental" e as funções internas do documento. Problematizar a questão e refletir sobre ela, esse é o passo mais importante! Ah! Aproveita e desce uma "marvada" pra mim! rs
    Ab's

    ResponderExcluir