sexta-feira, 15 de abril de 2011

Análise dos documentos do CEDOC/UnB

Apesar da dificuldade escancarada nessa atividade, vamos apresentar a análise tipológica e diplomática de alguns documentos da FUB/UnB. Cada documento possui sua análise específica, mas sempre relacionado ao fundo, sugerindo sua destinação e seus níveis funcionais, hierárquicos.



 Conforme segue:

  • Regimento Interno:

-Documento normativo: Resolução do conselho diretor da FUB nº15/200;

-Suporte: papel;

-Espaço: 32 páginas, 173 artigos;

-Formato: Filipeta;

-Forma: Original (multiplas);

-Gênero: textual;

-Data tópica: Brasília;

-Data cronológica: 14.12.2000;

-Funções: Complementa o estatuto da UnB e regulamenta;

-Conteúdo: Normativo;

-Destinação: Guarda permanente;



*Documento descendente na escala hierárquica da ÁREA MEIO (do superior aos demais, sem deixar de ser norma da hierarquia superior).

  • Circular SRH nº18

-Derivados de atos normativos;

-Suporte: papel;

-Espaço: folha de papel A4;

-Formato: folha avulsa;

-Forma: original, provavelmente múltiplo;

-Gênero: textual;

-Data Tópica: Brasília;

-Data cronológica:15.08.2008;

-Proveniência: SRH/UnB nº18/2008;

-Funções: correspondência;

-Conteúdo: informativo;

-Destinação: Passível de eliminação;



*Documento de nível funcional descendente na escala hierárquica da ÁREA MEIO, pois trata-se de informação da secretaria RH direcionada aos funcionários da instituição.





·         Contrato de prestação de serviço de treinamento



-Contrato de Prestação de Serviços de Treinamento;

-Suporte: Papel;

-Espaço: 356 páginas de folha de papel A4;

-Formato: Processo;

-Forma: Original;

-Gênero: Textual;

-Data tópica: Brasília;

-Data cronológica: 09/06/1994 a 02/09/1994;

-Proveniência: Fundação Universidade de Brasília;

-Funções:Firmar entre as partes envolvida uma contrato de prestação de serviço, pelo qual fica a cargo da FUB a realização do Curso de Formação Geral Básica para Altos Executivos do Banco do Brasil;

-Destinação: Guarda permanente;



*Documento descendente na escala hierárquica da tabela de ÁREA FIM, na classe atividades de extensão.

  • Memorando DAC nº 100, com recibo UnBDOC

-Derivados de atos normativos;

-Suporte: folha de papel A4;

-Espaço: 1 página de folha de papel A4;

-Formato: folha avulsa;

-Forma: original;

-Gênero: textual-Proveniência: Universidade de Brasília – Decanato de Assuntos Comunitários;

-Proveniência: Universidade de Brasília – Decanato de Assuntos Comunitários;

-Funções: comunicação de expediente;

-Data tópica: Brasília;

-Data cronológica: 18 de Abril de 2008;

-Conteúdo: solicitação de dispensa de bolsista e autorização para contratação de outro.

-Destinação: Passível de eliminação



*Documento de nível funcional descendente na escala hierárquica da tabela de ÁREA MEIO, pois trata-se de memorando da DAC.

  • Resolução do decanato de Administração N. 48/2008

-Derivados de atos normativos;

-Suporte: papel-Espaço: 1 página de folha de papel A4;

-Formato: folha avulsa;

-Forma: original;

-Gênero: textual;

-Data tópica: Brasília;

-Data cronológica: 25 de Julho de 2008;

-Proveniência: Decanato de Administração;

-Funções: resolução do decano em face do Decreto Lei n. 200/67 e normas complementares;

-Conteúdo: determinação de servidores para constituir subcomissão de inventário patrimonial para a realização do inventário físico;

-Destinação: guarda permanente;



*Documento descendente na escala hierárquica da tabela da ÁREA MEIO (do superior aos demais, sem deixar de ser norma a hierarquia superior).

  • Circular

-Documento institucional, destinado à comunicação interna da entidade;

-Suporte: papel;

-Espaço: 1 página de folha de papel A4;

-Formato: folha avulsa;

-Forma: original, podendo ser única ou múltipla;

-Gênero: textual;

-Data Tópica: Brasília;

-Data cronológica: 18.09.2008;

-Função: comunicação informativa;

-Destinação: passível de eliminação;



*Documento descendente na escala hierárquica da tabela da ÁREA MEIO, pois trata-se de um elemento apenas informativo.

  • Convite

-Documento institucional, coletivo ou particular

-Suporte: papel;

-Formato: cartão avulso com envelope;

-Forma: original e múltipla (na maioria das vezes);

-Gênero: textual;

-Data Tópica e cronológica: data, hora e local de ralização do evento;

-Funções: destinado ao chamado por uma presença não obrigatória a um determinado acontecimento;

-Sinais de validação: Timbre ou Símbolo da instituição;

-Destinação: Passível de eliminação;



*Documento descendente na escala hierárquica da tabela da ÁREA MEIO, pois trata-se de um elemento apenas de correspondência com caráter convidativo.



  • Proposta para a criação do programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

-Suporte: papel;

-Formato: avulso;

-Forma:original único;

-Gênero: textual

-Data Tópica: não apresenta;

-Data cronológica: não apresenta;

-Funções: projeto para criação de programa de pós graduação;

-Sinais de validação: Emblema da UnB, Identificação dos Dirigentes, assinatura do Heitor;

-Destinação: Guarda Permanente;





*Documento descendente na escala hierárquica da tabela da ÁREA MEIO, pois trata-se de um elemento apenas de correspondência com caráter convidativo.

  • Memorando

-Derivados de atos normativos

-Suporte: folha de papel A4

-Espaço: 1 página de folha de papel A4

-Formato: folha avulsa

-Forma: original

-Gênero: textual

-Proveniência: Universidade de Brasília - Administração geral

-Funções: comunicação de expediente

-Data tópica: Brasília, 17 de Junho de 2008

-Destinação: Passível de eliminação



*Documento de nível funcional descendente na escala hierárquica da tabela de ÁREA MEIO.



Diante do exposto, os documentos a cima analisados são da proveniência FUB/UnB e possui relação funcional tanto com a sua estrutura interna, quanto com a sociedade como, por exemplo: o caso do contrato de prestação de serviço. Esse conjunto de documento analisado são documentos arquivísticos, pois são gerados por uma necessidade institucional, seja no âmbito informativo, normativo, prestação de serviço, convite etc.



Ps.: A diplomática não consegue provar que as informações contidas no documento são verdadeiras.



Anexos para melhor compreensão da relação hierárquica a qual mencionamos nas análises acima (clique sobre a imagem para melhor visualização):



Nenhum comentário:

Postar um comentário